Tipos de modelos de negócios de comércio eletrônico

Ao iniciar um negócio de comércio eletrônico, muitos empreendedores vão direto para a criação de uma loja online, esquecendo-se do coração de qualquer negócio - criar um plano de negócios que mantenha a loja funcionando.

Agora que você está nesta página, provavelmente não é o tipo de pessoa que tenta descobrir o melhor modelo de negócios para o seu site de comércio eletrônico, não é?

Então esse artigo é para você. Neste artigo, descreverei cada modelo de negócios de comércio eletrônico com exemplos. Continue lendo até o final, você terá uma compreensão completa de cada modelo de negócio e o ajudará a tomar uma decisão informada.

Se você estiver pronto, vamos começar com os modelos de negócios de comércio eletrônico mais comuns.

Modelo de negócios de comércio eletrônico baseado em valor

Depois de decidir sobre os modelos de negócios de comércio eletrônico listados acima, você deve escolher pelo menos um com base em como lidará com seu estoque e entregará seus produtos aos consumidores finais.

1. Dropshipping

Dropshipping é a forma mais simples de comércio eletrônico, você só precisa configurar uma loja online, encontrar um fornecedor de produtos e permitir que os clientes façam pedidos em seu site. Depois disso, o fornecedor deve atender ao pedido - desde o processamento do pedido até o envio, o fornecedor cuidará de tudo em seu nome.

Para começar, o dropshipping pode ser uma ótima ideia para entrar em um negócio de comércio eletrônico, porque não há alto investimento de capital e você não precisa se preocupar com o gerenciamento de estoque. Tudo o que você precisa é de um fornecedor confiável com produtos de qualidade e excelente suporte ao cliente.

2. Imprima sob demanda

A impressão sob demanda é outra forma de modelo de negócios de dropshipping em que os fornecedores produzem produtos somente após receberem um pedido, permitindo que designs personalizados sejam impressos individualmente ou em lotes.

Este é um modelo de negócio simples, onde você tem que montar uma loja online e trabalhar com um fornecedor especializado em imprimir designs personalizados em produtos e oferecer serviços premium de atendimento de pedidos.

Assim como o modelo de negócios de dropshipping, neste tipo de negócio você não precisa gerenciar estoque ou fazer grandes investimentos iniciais - apenas certifique-se de que sua loja funcione sem problemas e o resto depende de seus fornecedores.

3. Atacado

O atacado pode ser definido como comprar mercadorias diretamente do fabricante a um preço com desconto e vendê-las a granel para lojistas de varejo a um preço relativamente alto, mas abaixo do preço de varejo do produto. Em troca, eles vendem seus produtos aos clientes a preços de varejo.

O motivo final dos atacadistas é fornecer continuamente mercadorias aos varejistas ou intermediários, o que ajuda a atender às demandas dos consumidores.

Uma coisa a ter em mente é que o atacado e os armazéns estão preocupados com o número de produtos. Portanto, você precisa verificar o estoque, a remessa e outros processos regularmente.

4. Marca Branca

A ideia por trás do white label é simples – você gosta de um produto que outra empresa já está vendendo ou fabricando; você pode optar por renomear o mesmo produto com o nome de sua marca e vendê-lo em sua loja.

Em termos simples, o white label é o processo de vender os produtos de uma empresa em seu nome. A empresa removerá todos os elementos de sua marca, como logotipos e cores, e o produto será promovido com a identidade de sua marca.

O white label é uma ótima opção, mas você deve entender seu escopo antes de escolhê-lo como seu modelo de negócios. Se um produto perder popularidade entre os clientes, será difícil sustentá-lo.

Comments